Locação

LOCATÁRIO QUEM PODE ALUGAR UM IMÓVEL?

Pessoa física, maior de 18 anos ou Jurídica de acordo com a documentação exigida.

QUAL A DOCUMENTAÇÃO QUE DEVE SER APRESENTADA?

INQUILINO

Pessoa Física Cópia de identidade e CPF (casal); Certidão de casamento; Comprovante de renda igual ou superior a três vezes o valor do aluguel; Contra cheque de salário; Carteira profissional ou declaração do imposto de renda;

Pessoa Jurídica Cópia do contrato social e aditivo; CNPJ; RG e CPF dos sócios; Comprovante de renda igual ou superior a três vezes o valor do aluguel; Balanço; Declaração do imposto de renda.

FIADOR

Cópia de Identidade e CPF (casal); Certidão de casamento (se casado); Atestado de óbito (se viúvo); Sentença judicial (se separado ou divorciado); Comprovante de renda igual ou superior a três vezes o valor do aluguel; Contra cheque de salário; Carteira profissional ou declaração do imposto de renda; Registro de imóveis (quitado sem hipoteca ou outro ônus que grave o imóvel) em Fortaleza ou região Metropolitana (matrícula recente); Comprovante de residência (COELCE, CAGECE OU TELEFONE FIXO).

SEGURO-FIANÇA

Será pago pelo inquilino o valor (prêmio) de aproximadamente três vezes o valor do aluguel para a seguradora ser sua fiadora, esse valor no término do contrato não será devolvido e após o período de um ano este inquilino terá que renovar o contrato com a seguradora realizando novo pagamento atualizado do prêmio. Documentação necessária: Cópia de Identidade e CPF; Comprovante de renda e preenchimento do cadastro da imobiliária e da seguradora. (Somente se o proprietário aceitar)

DEPÓSITO POUPANÇA

Depósito do valor estipulado no contrato e ao término deste contrato é devolvido corrigido com juros da poupança, após a quitação de todas as obrigações contratuais. Documentação necessária: Cópia de Identidade e CPF; Comprovante de renda e preenchimento do cadastro da imobiliária. (Somente se o proprietário aceitar)

QUAIS OS TIPOS DE GARANTIA QUE SÃO ACEITOS?

Fiador; Caução reembolsável e corrigida pelo índice da poupança; Titulo de capitalização reembolsável de seis aluguéis ou a negociar; Seguro-fiança de 3 a 4 aluguéis renovável anualmente e não reembolsável.

QUAIS AS ETAPAS PARA ALUGAR UM IMÓVEL?

Reserva das chaves e visita ao imóvel, preencher e apresentar cadastro com toda documentação necessária, consulta SPC, análise do cadastro, confecção do contrato com laudo de vistoria, assinatura e reconhecimento de firmas, pagamento do seguro e caução ou titulo de capitalização (quando houver), entrega das chaves.

COMO INQUILINO, VOU TER ALGUMA DESPESA LOGO AO ALUGAR O IMÓVEL?

Pagamento do seguro de incêndio e da garantia como caução ou titulo de capitalização (se houver), estas no ato da locação. No decorrer desta também incidem IPTU, condomínio (despesas ordinárias), energia e água.

POSSO EXIGIR QUE O PROPRIETÁRIO FAÇA BENFEITORIAS NO IMÓVEL?

Exigir não pode, podemos consultar se ele tem interesse, exceto a chamada benfeitoria necessária (básica para o funcionamento do imóvel, e não por mero desejo do inquilino).

AO FAZER A REVISÃO DO ALUGUEL É NECESSÁRIO FAZER OUTRO CONTRATO DE LOCAÇÃO?

Apenas um aditivo, corrigindo o valor, quando acordado entre as partes locatário e locador.

QUANDO O PROPRIETÁRIO PEDE O IMÓVEL, QUANTO TEMPO O INQUILINO TEM PARA DESOCUPÁ-LO?

Por Lei 30 dias depois de notificado. Caso não desocupe, se faz necessário ajuizar ação de despejo via jurídico, a não ser que seja realizado acordo de desocupação entre as partes concedendo prazo maior.

POSSO JUNTAR RENDA COM PAI E MÃE?

Sim, até 03 ou 04 pessoas no máximo, todos serão inquilinos.

QUAL O ÍNDICE QUE CORRIGE AS CAUÇÕES?

Índice da Caderneta de Poupança.

TENHO NOME NO SPC E/OU SERASA, POSSO ALUGAR UM IMÓVEL?

Em tese, via de regra, não, mas casos pontuais podem ser analisados pela imobiliária.

O SEGURO RESIDENCIAL É OBRIGATÓRIO?

Sim, o seguro de incêndio e explosão cobre a estrutura do imóvel tendo como beneficiário o locador. Não cobre bens que guarnecem o imóvel.

POSSO FAZER O SEGURO EM OUTRO BANCO?

Sim, tem que fazer o seguro e trazer a apólice com cláusula beneficiária em caso de sinistro no nome do proprietário, com valor de cobertura equivalente a 100 (cem) vezes o valor de um aluguel, no mínimo.

LOCADOR MEU IMÓVEL NÃO TEM ESCRITURA, POSSO ALUGÁ-LO?

É preciso pelo menos um contrato de compra e venda do imóvel, algo que diga que o imóvel pertence a ele ou algum documento dando poderes para tal, consulte nosso jurídico.

COMO FUNCIONA O REAJUSTE DE ALUGUEL?

Anual (índice padrão adotado pela A Predial - IGP-M)

QUE TIPO DE MANUTENÇÃO CABE AO PROPRIETÁRIO?

Nenhuma, pois manutenção (conservação, limpeza, pequenos consertos, pintura, etc.) é responsabilidade do inquilino. Cabe ao locador resolver os problemas estruturais (rachaduras, infiltrações, etc.) se houverem.

O PROPRIETÁRIO PODE PEDIR QUE O INQUILINO DESOCUPE O IMÓVEL?

Antes do término do contrato não, apenas mediante acordo. Após o prazo final pactuado no inicio do contrato existe esta possibilidade, consultar nosso jurídico.

FIADOR QUAL A IDADE MÁXIMA PARA O FIADOR?

70 anos ou acima consultar gerência.

0