Financeiro

COMO OCORRE O PROCEDIMENTO PARA PAGAMENTO DE ALUGUEL?

Os pagamentos devem ser efetuados através de Boleto bancário, que lhes são enviados através dos correios ao endereço do imóvel locado – ou, eventualmente, para o endereço solicitado pelo locatário no momento do cadastramento da locação.

Até a data prevista para o vencimento, o boleto pode ser pago em qualquer agência bancária.

Vencendo o aluguel em feriados ou finais de semana, você poderá pagar no primeiro dia útil subsequente após o vencimento.

*O pagamento deve ser feito obrigatoriamente até o vencimento independente de recebimento de boleto, pois o as obrigações do contrato se vencem independente de notificação ou aviso*.

Caso não tenha recebido ou obtido pelo site, entrar em contato urgente com a imobiliária para viabilizar o pagamento no vencimento.

Seu boleto está disponível, através do site www.apredial.com.br, caso ainda assim, não obtenha seu boleto até o dia 30, contate urgente o FINANCEIRO para providenciar sua segunda via.

O QUE NÃO É PERMITIDO REALIZAR QUANTO AO PAGAMENTO DA LOCAÇÃO?

Alterar o vencimento do boleto.

Prorrogar título.

Pagamento com cheques de terceiros.

Pagamento com cheque pré-datado.

Depósitos em conta corrente da empresa.

Pagar no banco após o dia 15.

Pagamento na imobiliária de aluguel em dia.

EM CASO DE PAGAMENTO EM ATRASO, O FIADOR SERÁ AVISADO?

O locatário poderá pagar o aluguel com o boleto observando a multa de 10% e demais encargos por atraso de aluguel vigente no contrato de locação até o dia 15 em banco; após este prazo somente na imobiliária quando também inicia a cobrança ao fiador. Caso não seja efetuado o pagamento até o dia 20, será registrado junto ao SPC o não pagamento do aluguel.

COMO SÃO COBRADAS AS TAXAS DE IPTU, COELCE, CAGECE, GÁS ENCANADO (SE HOUVER) E CONDOMÍNIO?

Essas taxas são de inteira responsabilidade do locatário. As taxas de água e energia deverão ser pagas diretamente aos prestadores de serviços.

Os encargos relativos ao Condomínio e ao IPTU, QUANDO NÃO COBRADOS junto com o aluguel, no mesmo recibo deverão ser pagos pelo locatário às entidades credoras, nos respectivos vencimentos, com a entrega dos comprovantes de quitação à imobiliária quando solicitados ou na devolução do imóvel.

COMO OCORRE O PAGAMENTO DO PRIMEIRO ALUGUEL COM SEU CONTRATO INICIANDO DIA 20, POR EXEMPLO?

No primeiro pagamento do aluguel, com seu contrato iniciando dia 20, por exemplo, os 10 dias restantes até o final do mês serão computados proporcionalmente. O mesmo acontece no final do contrato.

POSSO SOLICITAR O BOLETO DE COBRANÇA PARA OUTRO ENDEREÇO?

Sim, isto é possível, basta informar ao setor financeiro seu outro endereço. A cobrança irá apenas para um endereço indicado, não será enviada para dois endereços.

VOU VIAJAR, COMO FAÇO PARA PAGAR O ALUGUEL?

Avise previamente ao setor financeiro, você pode pedir uma via de boleto por e-mail ou solicitar que ele seja remetido antes de sua viagem. Lembrando que é proibido por lei a cobrança/pagamento antecipado do aluguel(por exemplo 30 dias antes do vencimento).

QUAIS OUTRAS OBRIGAÇÕES ESTARÃO INCLUSAS NO BOLETO DE ALUGUEL?

Variam em determinados casos, sendo as principais o IPTU, prêmio de seguro incêndio, prêmio de seguro fiança e outras obrigações eventualmente. O IPTU é cobrado conforme valor e parcelas fornecidos pela Prefeitura. Caso prefira pagar em cota única, deverá informar a imobiliária ate o dia 10 de janeiro.

ESTOU COM DÚVIDA COM RELAÇÃO AO VALOR DO IPTU DO IMÓVEL QUE LOCO. O QUE DEVO FAZER?

Solicite o número da inscrição e consulte o valor junto ao financeiro da imobiliária ou na Prefeitura Municipal.

POSSO PAGAR O IPTU À VISTA?

Sim, deverá informar a imobiliária até o dia 10 de janeiro.

RECEBI O TALÃO DE IPTU PELO CORREIO, O QUE FAÇO?

Entre em contato com a imobiliária para que possamos consultar o cadastro da locação, antes de efetuar qualquer pagamento. Caso o IPTU seja pago diretamente à SEFIN, deverá prestar atenção aos vencimentos para que possa solicitar 2ª via em situações de extravio.

MUDEI NO MEIO DO MÊS, COMO PROCEDO COM O PAGAMENTO DO CONDOMÍNIO?

Pagar por completo o condomínio e enviar para a imobiliária via email ou pessoalmente uma cópia com as devidas autenticações para receber a restituição dos dias que não são de sua responsabilidade.

OBS: O valor só será restituído no próximo boleto de aluguel. Não serão restituídos valores no escritório da imobiliária.

REAJUSTE

COMO SE DÁ O REAJUSTE DE LOCAÇÃO?

Anualmente seu aluguel será reajustado pelo índice IGP-M. A soma deste índice pelo período de um ano corresponde ao percentual que atualizará o valor do aluguel. O valor do aluguel não ficará sem atualização, salvo quando seja firmado acordo entre as partes, ou seja, uma negociação de valores, com autorização expressa do proprietário do imóvel.

VOCÊ AVISAM QUANDO OCORRERÁ O REAJUSTE DE ALUGUEL?

Em seu boleto de aluguel virá todo mês à mensagem com a data do reajuste que coincide com o aniversário do contrato. É nessa data que ocorrerá o reajuste de aluguel.

QUANTO SERÁ O PERCENTUAL APLICADO?

A A Predial não tem como lhe adiantar o valor a ser reajustado, porém, poderemos lhe fornecer uma perspectiva dos recentes reajustes aplicados. Para saber basta ligar para o setor financeiro.

Obs: Utiliza-se o acumulado de doze meses a partir do início do contrato.

0